No início do século XVI
Os conquistadores espanhóis, no início do século XVI, transferiram plantas de oliveira para as Américas. Eles expandiram para o Peru e depois para o Chile e Argentina - onde hoje se concentram algumas das maiores plantações de azeitonas do mundo, das quais grande parte são importadas diretamente pela Rivoli.
A origem das oliveiras
Estudiosos acreditam que as primeiras oliveiras surgiram na ilha de Creta, na Grécia, mas outros registram a origem das oliveiras às épocas pré-históricas, assim como na região da Ásia Menor, mais precisamente entre a Síria e o Irã.
Não só na cozinha
Os gregos e os romanos, verdadeiros apreciadores e produtores de azeite, a cada dia descobriam novas aplicações para este óleo milenar. Para além da sua utilização na cozinha, aplicavam o azeite como medicamento, bálsamo, perfume, combustível para iluminação e impermeabilizante de tecidos.
Além de fornecer alimento
Para muitas civilizações, desde os tempos antigos, além de fornecer alimento, a oliveira tem sido utilizada para o fornecimento de combustível sob a forma madeira e óleo e para fins medicinais.
Na Mitologia e na história
Na Mitologia, na Roma antiga e no império do Egito os ramos de oliveira tiveram seu papel.
Único no mundo
Através de um método "único no mundo" que consegue datar árvores até aos três mil anos, investigadores dataram uma histórica oliveira com 1098 anos, na cidade de Évora, em Portugal.
O livro de Gênesis
O livro de Gênesis diz: "Noé esperou sete dias, depois que ele libertou uma pomba, que retornou com um ramo de oliveira no bico, como sinal de que o dilúvio havia terminado."
Bagagem dos Reis Magos
O fruto estava na bagagem dos Reis Magos quando visitaram Jesus, em seu nascimento.
Durante as guerras...
Durante as guerras, os antigos gregos queimavam as oliveiras dos inimigos para matá-los de fome.
Árvore da eternidade
A oliveira é conhecida como a árvore da eternidade e é uma das mais antigas árvores cultivadas conhecidas pela humanidade.
Império romano
Os ramos de oliveiras eram usados para coroar os imperadores romanos.